Uma das principais atividades que ganharam relevância em meio turbulência e quarentena está no ramo de desenvolvimento, não apenas para si, mas também para muitos outros nichos além de envolver diversos departamentos e oportunidade para iniciantes na área.
Um especialista em web design está trabalhando na criação de designs e no desenvolvimento de interfaces gráficas de acordo com as instruções fornecidas pelo cliente, mas, em geral, o web designer convive com projetos, layouts, banners, precisando apenas de um bom computador, impressora e, claro, uma boa conexão à Internet.
É uma profissão em crescimento, e quem trabalha em casa, além de outras vantagens, oferece um preço muito mais acessível do que o trabalho realizado pela agência. Vale ressaltar que mais e mais empresas precisam desses serviços, e muitas estão desistindo justamente porque as agências estão coletando valor que nem sempre (quase nunca) cabe no bolso das pequenas empresas. Portanto, quando eles encontram um especialista independente e conseguem formar uma parceria, isso se torna mutuamente benéfico – e a demanda é garantida para sempre.
O Investimento
É interessante mostrar ao empregador todas as suas potencialidades, associando o serviço de web designer a designer gráfico e cuidando tanto da parte virtual quanto dos impressos físicos da empresa.
O investimento inicial, para quem ainda não possui um bom computador, é justamente, investir em uma boa máquina, pois precisa ser um computador melhor que a média, para poder realizar trabalhos com o mesmo padrão profissional de uma agência que, geralmente, conta com ótima aparelhagem.
Além disso, é interessante mostrar ao empregador todo o seu potencial, vinculando o serviço de designer do site ao designer gráfico e cuidando das formas virtual e física da empresa. O investimento inicial para quem ainda não possui um bom computador é apenas investir em uma boa máquina, porque deve ser um computador acima da média para poder trabalhar com o mesmo padrão profissional de uma agência, que geralmente possui ótimos equipamentos.
Das Vantagens
Uma das vantagens de ser um web designer é que você pode criar seu próprio site sem nenhum custo, o que é um ótimo começo para usá-lo como uma boa vitrine do seu trabalho. Portanto, é necessário criar um portfólio, criar um cartão de visita e divulgar propostas na Internet, além de conversar com amigos. Sem dúvida, hoje a Internet com redes sociais é uma ótima ferramenta de divulgação, sabendo como usá-la, e um bom web designer geralmente sabe que certamente haverá propostas.
Mão na Massa!
Faça uma FanPage, mostrando o que você sabe como fazê-lo e, assim, conquistando leads em potencial. As áreas de atuação do especialista nesse campo são bastante diversas, basta que a empresa tenha um setor de Internet para o qual você pode perguntar ao especialista, que pode ser uma loja, escola, clínica, enfim, todo profissional, até profissional independente, que queira ter um site ou site, pode se tornar um cliente.
Um aspecto a considerar é que, como o meio está em constante mudança, a rede precisa de atualização constante, o web designer precisa saber trabalhar em diferentes mídias, afinal a Internet não é mais exclusiva dos computadores porque os smartphones entraram fortemente no mercado, facilitando o contato do usuário com a rede; portanto, adaptar-se a várias mídias é praticamente uma nova lei para web designers. Pronto! Se você deseja se tornar um web designer, já tem algumas dicas sobre como operar no mercado diretamente do seu escritório em casa.