Microcomputador para Home&Office, Vale a pena?

Microcomputador para Home&Office, Vale a pena?

Vamos ver como o computador servidor difere do computador pessoal comum da área de trabalho e que tarefas práticas podem ser para adquirir um computador servidor em casa. Servidor de microcomputador Primeiro, um pouco de teoria. Qual é o significado do termo “servidor”, também conhecido como “servidor”? A raiz latina “serv” significa “servo” e atua como uma parte fundamental em palavras derivadas. Um “servidor” deve ser entendido como um computador cuja tarefa é fornecer a um usuário remoto um conjunto de serviços, além disso, no modo automático, sem a participação de monitoramento constante por um operador humano. Você pode imaginar um albergue para estudantes, onde meninos e meninas de diferentes andares e salas compartilham arquivos entre si, acessam a Internet ou jogam com participação conjunta – em computadores e laptops completamente comuns.

Microcomputador para Home&Office, Vale a pena?


Algumas configurações de rede – e do nada existe um computador servidor real. Na versão mais simples, o servidor geralmente pode ser um computador muito antigo – configuramos as configurações, prendemos os fios e os deslizamos para baixo da mesa. Mas o que é adequado para várias unidades ou mesmo dezenas de pessoas não funcionará em uma escala maior.

Os Recursos 

Três recursos principais distinguem os computadores servidores dos computadores comuns:

O servidor deve processar solicitações de todos os usuários com o mais alto nível de desempenho. O servidor deve funcionar continuamente, mesmo as reinicializações regulares são extremamente indesejáveis. Na gíria da rede, a continuidade do servidor é chamada de tempo de atividade. Além disso, é indesejável desconectar o servidor inteiro se for necessário substituir qualquer componente. A capacidade de não desligar o todo ao substituir o quociente pode ser chamada de “hot plug”. Como entender isso na prática? Obtenha acesso à Internet – o provedor fornece uma conexão a uma certa velocidade, controla o tráfego e os pagamentos. Tudo isso é feito graças ao trabalho dos computadores servidores – e mesmo no caso mais simples, estamos falando de milhares de usuários. E todos esses usuários devem se dedicar a um conjunto de serviços pagos e não se zangar por causa de atrasos ou falta de comunicação.

O computador servidor do provedor forneceu à pessoa acesso à Internet e em que consiste o último? Simplificado – de sites. E esses são novamente servidores, não apenas provedores de comunicação, mas provedores de hospedagem – serviços para criar, armazenar e fornecer dados do site. Em alguns casos, muitos sites pequenos estarão fisicamente localizados em uma máquina; em outros, um poderoso servidor dedicado funcionará no interesse de apenas um site popular. Servidores não estão necessariamente conectados à rede global. Podemos mencionar a computação científica, onde são necessários recursos de computação gigantescos, servidores também são populares em muitas empresas – de fábricas a lojas, o que permite registros e controle eficazes, processando muitas consultas estatísticas. Nenhum computador pessoal comum pode lidar com isso.

 

Modelo de Desktop

Tecnicamente, o computador servidor “inicia” com a placa-mãe e o processador central. A lógica geral aqui é a mesma de um computador comum. No entanto, existem várias diferenças gerais – pode haver vários processadores na placa-mãe e existem radicalmente mais slots para conectar a RAM do que em computadores pessoais mais avançados. Se o Intel Core i7-2600K de ponta suportar até 32 gigabytes de RAM, o processador Intel Xeon X5570 está longe de funcionar com 144 gigabytes! Além disso, se o processador de desktop for geralmente de núcleo duplo ou QuadCore, os chips de servidor terão pelo menos dez núcleos. No exemplo dado, o número de núcleos, a propósito, é o mesmo. servidor Vale ressaltar que, embora a Intel e a AMD sejam as líderes no mercado de computadores pessoais em geral, IBM, HP, Oracle e Fujitsu também desempenham um papel significativo no segmento de soluções para servidores.

Ao mesmo tempo, embora a arquitetura x86 agora seja popular no segmento pessoal, no segmento de servidores quase todos os principais players do mercado continuam oferecendo suas próprias soluções tecnológicas, podemos mencionar Intel IA-64, POWER etc. Isso, por sua vez, impõe certas restrições, uma vez que os recursos do software para servidor estão diretamente relacionados às decisões dos fabricantes.

O que todos os fabricantes concordam é com a capacidade dos servidores de ligar. A virtualização de hardware é uma função muito importante, especialmente para hospedagem de sites – você pode executar várias máquinas virtuais em um servidor ao mesmo tempo – e todas elas funcionam quase na mesma velocidade que o próprio servidor físico. Em geral, os computadores servidores são rápidos e poderosos. Mas tudo tem um preço. A operação do servidor significa alto consumo de energia. Ninguém precisa gastar energia em objetivos desnecessários; portanto, funções familiares de hardware, como um controlador de som ou canais USB, simplesmente estão ausentes na versão do servidor. A placa de vídeo também costuma estar ausente ou presente de forma extremamente limitada. Como regra, tudo o que você precisa configurar ou visualizar inicialmente para o operador do servidor pode ser feito na linha de comando, usar uma placa de vídeo para essa situação é um tanto estranho né?

Oito megabytes de memória de vídeo para o servidor são normais, muito mais importante é a quantidade de RAM. Não é apenas uma busca pela excelência, quando um engenheiro deseja inserir memória em um slot, já que existe um slot. O problema é que os discos rígidos modernos ainda não ultrapassaram a linha de alguns terabytes. Para obter grandes volumes, eles são combinados nos chamados.

Matrizes RAID, mas todo esse conjunto de discos rígidos  ainda precisa ser fisicamente torcido (como você gosta da velocidade de 10.000 rpm?) E lido, mas a RAM permite que você armazene temporariamente grandes quantidades de dados para acelerar o acesso.

Tipos de servidores externamente, os computadores servidores são de dois tipos – torre e rack. A versão em torre também é uma “caixa” – pode ter quase as mesmas dimensões que um computador pessoal, seu gabinete é de aço sólido excelente para evitar vibrações!

 

Em uma escala prática, a opção de servidor em rack é mais comum – os computadores são instalados em gabinetes de cabos especiais localizados em uma sala especial – a sala do servidor. A versão em rack parece uma gaveta da mesa ou um grande rádio de carro. Ao configurar servidores de rack, é necessário entender não apenas a fonte de alimentação e a redução de ruído, mas também o resfriamento. O fato é que os operadores de servidores trabalham em salas de servidores com roupas de inverno, porque se você desligar o ar condicionado, os servidores superaquecerão muito rapidamente e começarão a entrar em colapso. Por outro lado, o rack do servidor é fácil de expandir – no gabinete de instalação, o novo servidor é simplesmente comprado e instalado conforme necessário, essa é uma “conexão quente”.

Quanto aos operadores e à linha de comando, que é suficiente para configurar o servidor, esse é realmente o caso – diferentemente do mercado de sistemas operacionais para computadores pessoais nos quais as soluções da Microsoft lideram, os sistemas UNIX dominam o mercado de software para servidores, em outras palavras – Linux . E esses sistemas operacionais, mesmo em uma versão pessoal, até recentemente, não se esforçavam muito por interfaces gráficas.

Servidor Doméstico Além do sistema operacional, é claro, outros aplicativos necessários podem ser instalados, dependendo de quais tarefas o computador precisa. Como substituir um servidor? Dessa forma, você pode criar o seguinte: se precisar obter novos tons de prazer em um jogo de computador ou multimídia ou distribuir seus arquivos para todos os seus vizinhos em casa, não compre um computador servidor para isso. Apenas um bom modelo de um computador pessoal moderno é suficiente. Se você tiver uma tarefa científica ou comercial que exija cálculos e volumes de dados substanciais, nesse caso, será apenas a operação doméstica do computador servidor que não será uma boa ideia – você aumentará as contas e os custos de eletricidade pelos serviços do operador ( você ainda precisa configurar e verificar), também precisará equipar praticamente qualquer sala, fornecendo o poder do hardware do seu computador.

Pode ser melhor usar serviços remotos em nuvem e data centers de servidores, cujos recursos você pode acessar de um computador desktop típico, e toda a configuração e manutenção serão resolvidas por especialistas.

Mas se o seu desejo ainda é forte –
você precisa de seu próprio servidor e um ponto!

Dúvidas? Não hesite em me mandar, juntos vamos compartilhar idéias e aprender muito mais!

Related posts

HDD vs SSD vs NVMe: Qual a Melhor Opção para o Seu PC?

CPU vs. Memória RAM: Desvendando o Mistério da Performance do Seu PC

Notebook gamer vs. Notebook com Placa Integrada